Descoberta genética: Avanços no Tratamento Odontológico
Nossos dentes são estruturas importantes para o ser humano e precisam de cuidados diários e as pesquisas são de grande ajuda para os Avanços no Tratamento Odontológico. O esmalte dental, que tem uma função importantíssima na proteção dos dentes, foi objeto de uma pesquisa e trouxe resultados de grande valor para o meio acadêmico.
Cientistas da Universidade do estado do Oregon descobriram o gene que controla a produção de esmalte dental. O cerne dos estudos é o reparo do esmalte danificado, restauração ou até a produção de esmalte substitutivo.
Avanços no Tratamento Odontológico: Ctip2

A ciência já sabia que o gene Ctip2 agia na resposta imune e no desenvolvimento da pele e do sistema nervoso. Agora sabe-se que também há a capacidade para controlar a formação e maturação de ameloblastos, que secretam o esmalte.
No estudo foram usados camundongos e em um deles foi retirado o gene, deixando sua proteína ausente. O resultado foi dentes mais frágeis e sem a camada de esmalte apropriado.
Segundo Dra. Kioussi, Ph.D., professora-assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Estado do Oregon: “O esmalte é um dos revestimentos mais duros encontrados na natureza, ele se desenvolveu para dar aos carnívoros os dentes resistentes e duradouros que eles necessitavam para sobreviver”, disse ela.
Muito trabalho e muitas informações ainda precisam ser analisadas, mas já é um avanço importantíssimo. Com todas informações em mãos é possível estimular o crescimento de um novo esmalte.
Uma boa parte dos casos de cárie partem de um furo no esmalte dos dentes. Quem é mais propenso ao este tipo de mal são os alcoólatras, fumantes e usuários de drogas.
Para todos profissionais, estas informações são de extrema importância e afetam diretamente os novos tratamentos e prevenções. Acompanhe nosso blog e teremos mais informações de extrema importância para aplicação em sua jornada acadêmica e profissional.
Fonte: Associação Dental Americana.
Os estudos foram publicados na Minuta da National Academy of Science